terça-feira, 14 de setembro de 2010

Valorização Profissional

No esporte Brasileiro em geral,o atleta tem em sérias dificuldades financeiras e a minoria que consegue ser reconhecido, até então sem auto-estima e prestígio, quando passa a receber vultosa quantia de dinheiro, lhe é cobrados rendimento e resultado sem que haja a valorização do atleta em sua totalidade. A questão financeira hoje é algo que deve ser muito discutido e repensado, segundo o Altas do Esporte (2004) o PIB do esporte no Brasil corresponde a 1,7% do valor do PIB nacional e muito próximo ao PIB do esporte de paises de primeiro mundo. Esse crescimento dos valores provenientes do esporte pode ter parcela na culpa deste desleixo com o atleta. Essa busca por resultados, faz com que o lado humano do atleta seja deixado de lado, transformando-os em maquinas de vitórias. Vale ressaltar também influencia que os atletas profissionais sofrem devido a , fama, dinheiro, reconhecimento e influência exigem uma contrapartida natural em relação ao comportamento social. Chega ser certa imaturidade, aquele atleta que quer usufruir de tudo isso e além do mais querer ter uma vida social como qualquer assalariado e cidadão desconhecido. A fama e o dinheiro impõem administração e aceitação de certos sacrifícios.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

sinais de arbitragem

Os dois arbitros atuam em conjunto tanto em lançes de defesa como em ataques de ambos os times .Se situam na linha de fundo do lado da quadra e o outro na linha do meio de campo do outro lao da quadra .Eles atuam em cooperação e suporte mutuos,observam alem do foco do jogo os outros jogadores.

sábado, 17 de julho de 2010

Engajamento

No engajamento, o jogador ataca no espaço entre dois defensores e no mesmo instante finge que se retira e volta-se rapidamente, avança e recua, provocando constantes desequilíbrios na defesa. Do mesmo modo, o defensor responde utilizando outro artifício:finge que não esta vendo o adversário para atraí-lo para sua armadilha,com o objetivo de recuperar a bola ou impedir o arremesso.

quinta-feira, 15 de julho de 2010




ORAÇÃO DO HANDEBOL




Minha alma é a bola


Meu lugar é a quadra


Meu caminho é o arremesso


Minha campanhia é a torcida


Meu amigo é o tenis


Minha união é o time


Meu desejo é a vitoria


Minha união é o time


Meu remedio é o suor


Meu inimigo é o goleiro


Meu imprevisto é o marcador


Meu odio é perder


Meu sonho é o titulo


Meu verbo é ganhar


Minha fala é o grito


Meu medo é a derrota


Meu espirito é HANDEBOL




quarta-feira, 14 de julho de 2010


REGRAS BÁSICAS DO HANDEBOL

ÁREA DO GOL
Fica entre a linha de fundo e a linha de 6m. Somente o goleiro pode permanecer na área de gol. O atacante que penetra essa área é castigado com um tiro livre; se for propositadamente e não tiver a posse da bola, será dado tiro livre. O jogador que invadir a área de gol, depois de ter lançado a bola, não está sujeito a qualquer punição, desde que isso não resulte em prejudizo para a ação do adversário.
GOLEIRO / GOL
O goleiro é o único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da quadra; é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso apenas na sua área), fora dela deve jogar como qualquer jogador de linha. Só será considerado gol a bola que lançada regularmente ultrapasse inteiramente a linha de gol por, dentro da baliza.MANEJO DA BOLAÉ PERMITIDO, lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos. É PROIBIDO, segurar a bola durante o máxio de três segundos, mesmo ela estando no chão. Fazer o máximo de três passos com a bola na mão. É proibido conduzir ou manejar a bola com os pés.
COMPORTAMENTO
É PERMITINO, para com o adversário - Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. Tirar a bola da mão do adversário com as mãos abertas, não importa de que lado. Bloquear o caminho ao adversário com o corpo.
É PROIBIDO, arrancar a bola do adversário com uma ou duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem as mãos.
TIRO DE META
O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando, antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro da sua área de gol. O tiro de meta deve ser cobrado dentro da área do goleiro, e só ele poderá colocar a bola em jogo.
TIRO LATERAL
O tiro lateral é ordenado desde que a bola tenha ultrapassado totalmente a linha lateral. Ao ser cobrado o jogador deverá manter um pé sobre a linha lateral e o outro fora da quadra, caso isto seja desrespeitado o árbitro poderá ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão, dando o direito da cobrança a equipe adversária.
TIRO DE 7 METROS
Este tiro apenas é ordenado com a execução de uma falta grave sobre o adversário; no momento da cobrança os jogadores da defesa e ataque deverão permanecer atrás da linha de 9m. O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo perante a linha de 7m, não podendo evadi-la ou mover este pé.
TIRO LIVRE
É ordenado tiro livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro; execução ou conduta irregular nos tiros de lateral, escanteio, livre, tiro de meta e 7m; atitude antidesportiva.
EXECUÇÃO DOS TIROS
Antes da execução de todos os tiros citados acima a bola deverá pousar na mão do lançador e todos os jogadors deverão ter tomado a posição regularmente. Apenas o lançador pode tocar na bola e este não deve ficar batendo-a contra o chão, pois o árbitro pode considerar o tiro como cobrado e aplicar reversão da jogada.